22 de jul. de 2011

Da usina ao consumidor


Um sistema elétrico, na sua concepção mais geral, é constitúida pelos equipamentos e materiais necessários para transportar a energia elétrica desde a ''fonte'' até os pontos em que ela é utilizada. Desenvolve-se em quatros etapas básicas: geração, transmissão, distribuição e utilização, como é esquematizado na figura que segue
A geração é a etapa desenvolvida nas usinas geradas que produzem energia elétrica por transformações, a partir das fontes primárias. Podemos classificar as usinas em:
*hidroelétricas, que utilizam a energia mecãnica das quedas d'água;
*termoelétricas, que utilizam a energia térmica da queima de combustíveis( carvão, óleo diesel, gasolina, etc);
*nucleares, que utilizam a energia térmica pela fissão nuclear de materiais(urãnio, tário, etc.).
A etapa seguinte é a transmissão, que consiste no transporte da energia elétrica, em tensões elevadas, desde as usinas até os centros consumidores.Muitas vezes segue-se a transmissão uma etapa intermedíaria(entre ela a distribuição), denominada subtransmissão, com tensões um pouco mais baixas.Nas linhas de transmissão subterrâneas são usados cabos isolados.
Grandes consumidores, tais como complexos industrias de grande porte, são alimentados pelas concessionárias de energia elétrica a partir das linhas de transmissão ou de subtransmissão.
Nesses casos, as etapas posteriores de abaixamento da tensão são levadas a efeito pelo próprio consumidor.
Segue-se a distribuição, etapa desenvolvida, via de regra, nos centros consumidores.As linhas de trasmissão alimentam subestações abaixadoras, geramelnte situadas nos centros urbanos; delas partem as linhas de distribuição primária.Estas podem ser aéreas, com cabos nus ou, em alguns casos, cobertos de alumínio ou cobre, suspensos em postes, ou subterraêas, com cabos isolados.
As linhas de distribuição primária alimentam diretamente indústrias e prédios de grande porte(cormeciais,institucionais e residenciais), que possuem subestação ou transformador próprios. Alimentam também transformadores de reduzidas.Estas alimentam os chamados pequenos consumidores: residências, pequenos prédios, oficinas, pequenas industrias, etc. Podem, também transformadores de distribuição, de onde partem as linhas de distribuição secundária, com tensões mais reduzidas.Estas alimentam os chamados pequenos consumidores.Podem, também, ser aéreas(com cabos cobertos ou isolados, geralmente de cobre) ou subterrâneos(com cabos isolados, geralmente de cobre). Nos grandes centros urbanos, com elevado consumo de energia, dá-se preferência á distribuição(primaria e secundaria)subtêrranea.
A última etapa de um sistema elétrica é a utilização. Ela ocorre, via de regra, nas istalações eletricas, onde a energia gerada nas usinas e transportadas pelas linhas de trasmissão e distribuição é transformada, pelos equipamento de utilização, em energia mecânica,térmica e luminosa, para ser finamente utilizada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário