4 de ago. de 2011

Fios elétricos não suportam acúmulo de gelo e desabam em SC


A neve e o gelo estão deixando várias localidades da região serrana de Santa Catarina sem fornecimento de energia elétrica. O congelamento de fios prejudica o abastecimento em pontos dos municípios de Urupema, São Joaquim e Urubici.
Apesar de fazer a alegria dos visitantes, o gelo depositado sobre postes, transformadores e fios condutores vem causando problemas desde quarta-feira. Um poste chegou a cair na região do Morro das Torres, em Urupema. Fios não suportaram o peso do gelo e vieram abaixo nas regiões do Morro Igreja e campo dos Padres, em Urubici.
De acordo com as informações do engenheiro Juliano Pereira, da regional das Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc), o acúmulo de neve e gelo causou a queda de energia e tem dificultado o trabalho das equipes de manutenção. "O gelo está muito intenso e, ao se depositar, acaba pesando e derrubando os condutores", disse. "Esse material tem uma resistência específica. Já foram ao chão mais de quatro vãos de fios, cruzetas e até mesmo postes", afirmou.
Cerca de 300 pessoas, somente em Urupema, estão sofrendo com a falta de energia. Juliano explica que o problema está afetando torres de transmissão de televisão e de celular. "As condições para se trabalhar no morro das Torres, onde houve maiores problemas, são muito difíceis", afirmou. "Nossa equipe enfrentou sensação térmica de -20°C e escuridão desde ontem por lá", disse.
A Celesc deve restabelecer a energia e trocar os equipamentos danificados pelo gelo ainda nesta quinta-feira. "Agora vamos analisar, pois a queda desses fios ainda podem maquiar defeitos em isoladores, também causados pelo acúmulo de gelo", disse.

(Noticias terra.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário