29 de ago. de 2011

Três filhos e mulher de Kadafi entraram na Argélia


Rebeldes dizem que outro filho do ditador, Khamis, estaria morto




A mulher de Kadafi, Safia, e os filhos Hanibal, Mohamed e Aisha (AFP)

A mulher do ditador Muamar Kadafi e três filhos dele entraram na Argélia nesta segunda-feira , anunciou o Ministério das Relações Exteriores argelino.

"A esposa de Muamar Kadafi, Safia, sua filha Aisha, seus filhos Hanibal e Mohamed, acompanhados dos filhos destes, entraram na Argélia às 08h45 (04h45 de Brasília) pela fronteira com a Líbia", indicou o ministério em um comunicado divulgado pela agência de notícias APS, sem apresentar maiores detalhes sobre o ex-homem forte líbio.

"Esta informação foi transmitida ao secretário-geral das Nações Unidas, ao presidente do Conselho de Segurança e a Mahmud Jibril, presidente do conselho executivo do Conselho Nacional de Transição líbio", acrescentou o ministério em um comunicado.

Na manhã desta segunda-feira, o Ministério argelino das Relações Exteriores havia publicado um primeiro comunicado no qual anunciava a realização de um encontro, à margem da Liga Árabe, entre seu ministro Morad Medelci e Mahmud Jibril, a pedido deste último. A Argélia, que afirma ter uma posição de "estrita neutralidade" no conflito líbio, foi acusada por alguns rebeldes de apoiar o regime de Kadafi.

Extradição - Além disso, também nesta segunda-feira o órgão político de oposição, o Conselho Nacional de Transição (CNT), disse querer extraditar os familiares do ditador que fugiram.“Prometemos tentar julgar todos os responsáveis pelo regime e consideramos isso um ato de agressão. Estamos avisando a todos para não abrigar Kadafi e seus filhos. Vamos atrás deles em qualquer lugar para encontrá-los e prendê-los”, disse Mahmoud Shamman, porta-voz do CNT. Os rebeldes ainda classificaram o acolhimento dos fugitivos por parte da Argélia uma "agressão contra o povo líbio".

Morte - Segundo um comandante rebelde, Khamis Kadafi, um dos filhos do coronel líbio, teria sido morto em confrontos entre as cidades de Tarhoni e Bin Walid. A informação ainda não foi independentemente confirmada e pode ser uma repetição do ocorrido na semana passada, quando os insurgentes noticiaram a captura de Saif al-Islam, outro filho de Kadafi, que logo depois apareceu na televisão estatal desmentido a informação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário