20 de nov. de 2011

O Nem do PT e o Zé Dirceu da Rocinha

Pena que os dois tenham nascido em épocas diferentes. Pena que um tenha crescido no morro e outro no PT. Se o destino tivesse sido mais generoso, Antonio Francisco Bonfim Lopes, o Nem, e José Dirceu de Oliveira e Silva, o Comandante Zé, estariam há muito tempo celebrando entre tragos e tragadas, no quarto de hotel de luxo ou no botequim da viela, as semelhanças e afinidades que eternizam a amizade. Ambos ficaram famosos como chefes de quadrilha. Enriqueceram com atividades criminosas. Gostariam de ser Lula. E também acham, como o ídolo comum, que o Brasil precisa acabar essa mania de tratar coisas iguais de forma distinta.

Precisa mesmo, comprovou o tratamento dispensado aos colegas de ofício no feriadão do 15 de Novembro. Enquanto o chefe do tráfico tentava escapar da Rocinha cercada por mais de mil soldados, o chefe do mensalão estrelava numa Brasília sem polícia o II Congresso Nacional da Juventude do PT. Enquanto Nem era fotografado em posição fetal no porta-malas de um carro, Zé Dirceu posava para a posteridade exibindo uma camiseta, encomendada por jovens milicianos, que transforma culpado em inocente.

As imagens berram que a capital da corrupção anda implorando por uma ocupação policial de dimensões superlativas. Mas não custa lembrar que Brasília é mais traiçoeira que qualquer morro sem lei. Convém escalar para a captura do Nem do PT os dois tenentes da PM que recusaram o suborno milionário oferecido pelo Zé Dirceu da Rocinha.

Comentário: Essa comparação feita pelo jornalista Augusto Nunes não poderia ser melhor. Até parece que o pensamento de milhares de brasileiros se materializou nessa nota. Pensei a mesma coisa quando assisti a prisão dos bandidos do narcotráfico da Rocinha. No que diferencia os ladrões 5 estrelas que pertencem ao maior bando de ladrões do dinheiro público, pensei: Por quê será que, a justiça faz essa diferença? Os bandidaços estão sob o manto protetor dos ternos de griffe que usam? Ou: aquela pose nojenta de autoridade fedendo corrupção? A minha, a sua lista de comparação com o bandido Nem, é imensa. Sabemos que no topo dessa organização criminosa, está o maior cancro de todos os tempos, o agente da destruição lenta e silenciosa. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário